terça-feira, 9 de agosto de 2011

Kronborg


Helsingborg é a capital da província de Skåne, no sul da Suécia. É uma cidade portuária que liga a Suécia com o restante da Europa e faz parte da região cedida pela Dinamarca através do Tratado de Roskilde. Do lado oposto do estreito de  Öresund a Helsingborg está Helsingör já na Dinamarca. 
Na foto ai em cima a barreira, localizada no lado sueco do estreito, que nos leva até a barca onde fazemos a travessia para o lado dinamarquês em Helsingor.


* Fato curioso: Fui informada de que uma das barcas se chama Ofélia e a outra Hamlet!  Como a outra barca passou por nós do lado onde ficava o nome da companhia eu não pude confirmar...nem tirar fotos! ¬¬ 


Kronborg visto da barca
Bem... o meu programa na Dinamarca era mesmo o castelo de Kronborg. Por ser localizado na parte mais "estreita do estreito" daí a importância de se manter uma fortaleza.  A historia de Kronborg começa na Idade Média, por mais de 600 anos fortificações se mantem localizadas nessa parte de Oresund. Por lá reis poderiam controlar quem navegava por essas áreas e se certificar de que todos os navios mercantes de passagem pagassem seus impostos.O castelo foi construído aproximadamente  em 1425, mas só veio ser nomeado Kronborg em 1574-85 quando o rei Frederik II reconstruiu o castelo. Fiz questão de subir e descer todas as escadinhas espremidas e circulares e ver todos os cantinhos acessíveis do castelo, pena que como tudo na Europa durante o verão fica lotada é o UOR pra tirar fotos e pra completar a minha câmera resolveu implicar com a minha face justamente nesse dia. 
William Shakespeare escreveu a tragedia sobre Hamlet, príncipe da Dinamarca, por volta de 1600  e tem como cenário o castelo de Kronborg. E embora Hamlet não seja um personagem histórico real, a peça de Shakespeare definitivamente garantiu a fama do castelo.


O mapa turístico do museu é dividido em 12 partes, algumas delas são; The Dark Gates, Chapel, Castle os th Sound Dues, Royal Chambers, Baalroom e um dos mais sinistros e divertidos, o "Holger Danske", que é onde ficam as masmorras onde dormiam os soldados, onde ficavam os porcos e tudo mais que não prestava e devia ficar escondido do castelo. E logo na entrada está a estatua do Horger Danske (daaart), que está coberta por uma lenda, a qual me lembrou a lenda da serpente que dizem está embaixo de São Luís, mas ao contrario da serpente, quando a Dinamarca se encontrar em perigo a estatua irá se levantar e salvar o país e não afundar a ilha inteira...bem melhor não? Essa parte do castelo é um breu e muito fria e eu lá abestalhada de short curto e sem lanterna (a loca),a unica coisa que te guia são as luminárias bem precárias e distantes umas das outras dando a essa parte toda uma atmosfera sombria. 
Depois que eu fui em direção a luz lá fora o dia continuava lindo e ensolarado e perfeito pra um piquenique ao ar livre ou um almoço na beira do cais, e foi essa a nossa opção.  
Depois de um lindo caminho percorrido de carro com paisagens simplesmente encantadoras, já não posso dizer o mesmo da comida, pedi um peixe empanado que pra achar o peixe foi difícil, muita batata frita e muito empanado pra pouco peixe, mas tava bonzinho vai. E é claro sempre com um olho na comida e outro nas gaivotas que faziam uma linda cantoria e dança hipinótica ao lado da mesa. "Tá bom suas danadas já toh esperta!"


E pra finalizar ai vão algumas fotos do dia:




O salão de festas que me levou a um momento onde eu jurava que tava em Anastasia  na cena  de  Once Upon a December
Iluminação das Masmorras






Bandeira da Dinamarca e um soldadinho imperceptível ao lado pra vigiar.

Vista de uma das janelas do castelo.




Meu momento Amelie comendo frutinhas no carro depois de sair do castelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário